MIGUEL AMADO ARQUITECTOS

EQUIPA

Fundadores: Rosário Ribeiro e Miguel Amado

Coordenador: Miguel Ribeiro Amado

Colaboradores: António Cunha Lopes, Francesca Poggi, Francisco Ribeiro Amado, Frederico Nunes, João Cópio, Sofia Dourado e Sofia Ornelas Neves

Ex-Colaboradores (+)

ABOUT

No exercício de criação arquitetónica, Miguel Amado Arquitectos revela espaços onde o local, o homem e a cultura surgem em harmonia, sustentada na reinterpretação do programa e na exigência que a sustentabilidade impõe à conceção de intervenções em planeamento, urbanismo e arquitetura. Miguel Amado Arquitectos desenvolve uma prática de Arquitetura com uma forte componente de investigação.
O desenvolvimento de conhecimentos e metodologias para a sustentabilidade do ambiente construído reflete-se nos seus planos e projetos de arquitetura. A abordagem baseia-se na integração de princípios de sustentabilidade com questões culturais, parâmetros ambientais e aspetos económicos.
A abordagem interdisciplinar facilita uma colaboração inovadora e dinâmica entre arquitetos, engenheiros e a teoria e crítica histórica numa plataforma comum de interface de design e tecnologia.
O hábito de um processo de investigação regenerativa permite ligar problemas de habitação a programas públicos e privados, reabilitação e regeneração de áreas informais, especialmente em países em desenvolvimento, sem esquecer a importância do acesso a serviços públicos em áreas rurais.

PRÁTICA
Miguel Amado Arquitectos intervém nos domínios da Arquitetura, Planeamento, Urbanismo e Design. Desde 1988, o estúdio conta com uma equipa de arquitetos, engenheiros e consultores de sustentabilidade, com especialização em construção sustentável, arquitetura bioclimática, eficiência energética, energias renováveis, certificação energética e avaliação pós-ocupação.
A longa atividade desde 1988, possibilitou ao longo destes últimos 35 anos, em desenvolver um conjunto de projetos, desde equipamentos de saúde, educação, desportivos, a espaços de serviços, como escritórios, unidades industriais, a habitação, desde reabilitação e renovação como a construção de novos edifícios desde edifícios unifamiliares e plurifamiliares. Foram também desenvolvidos projetos no âmbito comercial, como centros comerciais, lojas, restauração, mercados, bem como turismo, hotéis, ecoresortes, reabilitação de palácios e edifícios classificados e campos de golfe. No âmbito cultural, a Miguel Amado Arquitectos já desenvolveu projetos de museus e áreas exposições.

PLANEAMENTO E URBANISMO
"Entender a importância de dar forma à sociedade por meio do urbanismo e do planeamento pode parecer tão fundamental que não exige esclarecimentos"
Miguel Amado Arquitectos conduz sua prática no desenvolvimento de conhecimentos e metodologias para a sustentabilidade do ambiente construído através do Planeamento Urbano e do Urbanismo.
A abordagem baseia-se na integração de princípios de sustentabilidade e parâmetros ambientais, bem como aspetos socioculturais e econômicos no planejamento espacial, no desenho urbano e no urbanismo. Essa abordagem interdisciplinar facilita a colaboração inovadora e dinâmica entre arquitetos e engenheiros na interface de design e tecnologia para responder de forma eficiente ao programa dos clientes. Além disso, o trabalho na definição de programas habitacionais; a reabilitação e regeneração de áreas informais em países em desenvolvimento é atualmente um dos principais focos de estudo e pesquisa aplicada.
Miguel Amado Arquitectos tem uma vasta experiência em projetos de diferentes escalas e programas, desde Planos Diretores Municipais, aos Planos de Pormenor, às Unidades de Execução, a Operações de Loteamentos, a projetos de arquitetura de habitação, de edifícios públicos, como equipamentos de saúde, educação, mercados, desportivos e museus, turismo, como hotéis, Parques de Campismo, passando por espaços urbanos, como praças, parques urbanos e reabilitações. O estúdio tem também uma forte componente de investigação, tendo desenvolvido vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais.
Miguel Amado Arquitectos é um atelier de arquitetura com um compromisso com a sustentabilidade e a inovação. O atelier acredita que a arquitetura pode desempenhar um papel importante na criação de um futuro mais sustentável para todos.

ARQUITECTURA
"Criar as geometrias que definem e esculpem formas e volumes é o papel fundamental da arquitetura"
Miguel Amado Arquitectos desenvolve sua prática arquitetónica na elaboração de respostas culturais para as atividades humanas da natureza.
O projeto baseia-se na teoria histórica como uma abordagem com sustentabilidade para assumir uma resposta coerente aos aspetos socioculturais e econômicos da arquitetura.
Essa abordagem interdisciplinar facilita a colaboração inovadora e dinâmica entre arquitetos e engenheiros na interface entre design e tecnologia para responder de forma eficiente ao programa dos clientes. Além disso, o trabalho na definição de programas habitacionais; a reabilitação e regeneração de áreas informais é um dos principais domínios de estudo e pesquisa aplicada. A criação de locais para viver, conviver e trabalhar é essencial no trabalho da MAA.

PRODUTOS E MATERIAIS
"A vontade de ajudar, contribuir e fazer parte da solução dos problemas, cria em nós a necessidade de inovar, de olhar de uma maneira diferente para os problemas, encará-los como oportunidades, na procura de acrescentar valor à componente teórica e prática da arquitetura. Entenda-se a palavra valor, no resolver de problemas e de responder às necessidades da sociedade e do seu tempo.”
A estreita proximidade com a investigação académica possibilitou à Miguel Amado Arquitectos o desenvolvimento de produtos, de equipamentos e materiais inovadores, certificados e patenteados.
Na atualidade o atelier encontra-se a desenvolver dois novos produtos, no âmbito dos Biomateriais em parceria com empresas e faculdades.